Manutenção

servico manutencao1A Importância da Limpeza

O poço tubular profundo é composto por um conjunto de equipamentos que precisa ser mantido em perfeito estado para preservar a sua vazão regular, a qualidade da água e prolongar a sua vida útil. Pelo menor custo.

Manutenção Preventiva

O monitoramento periódico dos equipamentos ajuda a prevenir diversos tipos de problemas. Os principais pontos a serem verificados são: Bomba Submersa – ocorrência de ruídos, vibrações e condições de fluxo;
Revestimentos – se há depósito de ferro nas paredes do poço e nos filtros de entrada da água;
Coluna de bombeamento – se as luvas e tubos da coluna estão bem rosqueados e sem sinais de corrosão;
Cabos elétricos da bomba – se estão inteiros, se as emendas estão perfeitas ou se há sinais de desgastes que favoreçam infiltrações de água;
Quadro de Comando Elétrico – tensão elétrica, amperagem, relés, chave contatora, fusíveis e disjuntores. Quando é constatada qualquer irregularidade mas o poço continua funcionando mesmo sem as condições ideais, ainda é possível programar uma manutenção preventiva para o dia mais conveniente. Só é importante não deixar passar muito tempo para evitar a interrupção brusca que sempre causa maiores prejuízos.

Manutenção Corretiva

O monitoramento periódico dos equipamentos ajuda a prevenir diversos tipos de problemas. Os principais pontos a serem verificados são: Bomba Submersa – ocorrência de ruídos, vibrações e condições de fluxo;
Revestimentos – se há depósito de ferro nas paredes do poço e nos filtros de entrada da água;
Coluna de bombeamento – se as luvas e tubos da coluna estão bem rosqueados e sem sinais de corrosão;
Cabos elétricos da bomba – se estão inteiros, se as emendas estão perfeitas ou se há sinais de desgastes que favoreçam infiltrações de água; Quadro de Comando Elétrico – tensão elétrica, amperagem, relés, chave contatora, fusíveis e disjuntores.
Quando é constatada qualquer irregularidade mas o poço continua funcionando mesmo sem as condições ideais, ainda é possível programar uma manutenção preventiva para o dia mais conveniente. Só é importante não deixar passar muito tempo para evitar a interrupção brusca que sempre causa maiores prejuízos.

Manutenção corretiva – ação imediata

Independente dos cuidados preventivos, os poços artesianos ou semi-artesianos estão sujeitos a sofrer uma interrupção por problemas de diversas origens: características geológicas, acidente elétrico, pane por ocorrência de raios, uso de equipamentos inadequados, erros de operação, entre outros. Quando isto ocorre, é necessário agir rápido para evitar novos problemas. Alguns sinais ajudam a identificar os problemas mais comuns que exigem uma ação corretiva imediata: Água turva ou cheiro ruim – o mais provável é a presença de compostos ferrosos e ferrobactérias na água. Estes compostos favorecem a formação de filmes gelatinosos e de limos que contribuem para a obstrução das zonas produtoras e para o aspecto turvo da água, além do cheiro e gosto ruins.
Queda da vazão do poço – quase sempre há um desgaste da bomba submersa ou o poço está mal conservado, sujo e com as zonas produtoras obstruídas. Ou as duas coisas. Aumento de consumo de energia – bomba submersa desregulada ou operando fora de sua capacidade de trabalho.
Poço parou subitamente – queima da bomba ou de algum componente do quadro elétrico. É um problema que ocorre com freqüência em época de chuvas fortes e queda de ou falta de energia elétrica. Na maioria das situações acima, uma limpeza bem feita e uma correta revisão nos equipamentos são indicados e suficientes para resolver o problema. Ás vezes nem é necessária a limpeza – o poço pode estar limpo, sendo necessário apenas substituir a bomba ou um componente elétrico. Em situações mais complexas como o resgate de uma peça caída no poço, por exemplo, tem que ser acionada uma operação especial para recuperação do poço em situação de risco.

Manutenção – limpeza do poço artesiano

A combinação de um tratamento químico, ações mecânicas e metodologia adequados é eficiente para a limpeza da maioria dos poços artesianos ou semi-artesianos. A escolha de cada ação e a intensidade de aplicação são determinadas pelos seguintes fatores: a composição química da água, o tipo de poço, seu estado de conservação e a sua importância estratégica para o abastecimento local. Há limpezas que podem ser feitas em um único dia e outras que duram entre 3 e 5 dias. Normalmente uma limpeza utiliza: servico manutencao2Tratamentos químicos – os produtos mais utilizados e que oferecem alto grau de segurança e eficiência são os agentes desincrustantes, como polifosfatos cristalinos, ácidos cítricos e ácidos orgânicos e os desinfetantes, como hipocloritos de cálcio ou sódio e dióxido de hidrogênio. Ações Mecânicas – as principais ações são escovação das paredes do poço, jateamento e pistoneamento das seções filtrantes; turbilhonamento e bombeamento com ar comprimido. Desinfecção Final – é uma das mais importantes operações de limpeza é realizada no final do processo para desinfetar a água e todos os materiais instalados no poço. Consiste na aplicação de um agente desinfetante que, em curto período de tempo, restabelece o controle bacteriológico.
Manutenção – troca da bomba submersa Mesmo um poço bem cuidado está sujeito a uma paralisação por conta de um acidente, principalmente com a bomba submersa, um dos equipamentos mais demandados de todo o conjunto, por isto mesmo o que mais corre riscos. Os problemas mais comuns que uma bomba submersa pode apresentar são: Queima do motor – por variações elétricas ou mecânicas;
Perda de rendimento do bombeador – por desgaste interno;
Travamento do conjunto – pela entrada de partículas sólidas como areia, por exemplo.

A Coega Poços Artesianos Perfuração e Manutenção faz a troca, reforma e instalação de bombas submersas e equipamentos e trabalha somente com a assistência técnica autorizada pela fábrica de cada marca de bomba. Isto para preservar as garantias a que o cliente tem direito. Prazo de troca – a troca de uma bomba submersa danificada é uma operação que pode ser realizada no mesmo dia, desde que haja disponível um equipamento reserva igual ou similar ao que foi retirado.
Prazo de reforma – quando o poço dispõe de uma única bomba submersa, é necessário retirá-la e providenciar sua reforma, o que leva entre 2 e 5 dias, dependendo do que tiver ocorrido.
Se a bomba danificada não puder ser reformada ou não compensar o conserto, pode ser adquirida uma bomba nova. A Coega Poços Artesianos Perfuração e Manutenção representa os principais fabricantes de bombas submersas e equipamentos para poços artesianos.

Manutenção – assistência técnica e emergência

Sempre que ocorrer um problema com o poço e for necessário um diagnóstico rápido para orientar uma providência, chame a assistência técnica. Um técnico poderá verificar a ocorrência e identificar o problema. O técnico da Coega Poços Artesianos Perfuração e Manutenção está apto a fazer pequenos reparos ou substituição de componentes danificados que estejam impedindo o funcionamento correto do poço. Este atendimento pode evitar uma operação mais complexa e onerosa, sem necessidade.

Related Articles